Terroir

onde tudo começaO Douro

Este rio majestoso, que entra em Portugal nascido em Espanha e corre para o Atlântico, no Porto, forma a espinha dorsal de uma das regiões vinícolas mais selvagens e autênticas do mundo.

É o berço de uma variedade impressionante de castas autóctones e de muitas parcelas de vinhas velhas, retorcidas pelo tempo que produzem poucas uvas, mas de qualidade excepcional, que dão origem aos melhores Vinhos do Porto e, de forma crescente, a vinhos não fortificados.

Por todo o legado cultural e económico e contornos naturais e humanos, o Douro foi elevado a Património da Humanidade, pela UNESCO.

A Quinta da Boavista

Localizada na sub-região do Cima-Corgo, perto do Pinhão, na margem direita do Douro, e com uma das melhores vistas sobre o rio, a Quinta da Boavista é uma das propriedades mais icónicas da região demarcada, conhecida não só pela sua ligação histórica ao Barão de Forrester, mas também pelos seus 36 hectares de vinhas de alta qualidade.

Nas vinhas velhas, as castas nativas eram tradicionalmente plantadas juntas para produzir lotes naturais de grande complexidade e riqueza. Atualmente, as castas passaram a ser plantadas separadamente, sendo cinco as mais utilizadas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão

As vinhas espalham-se por um deslumbrante cenário geométrico de socalcos construídos à mão no xisto típico da região. Alguns terraços chegam a atingir oito metros de altura e este facto, aliado às condições extremas e à inclinação dramática, unem-se para proporcionar um terroir único. Bem preservada é hoje um ex-libris da beleza natural típica da região do Douro.

Vinhas VelhasVinha do Oratório

Esta é uma das parcelas mais reconhecidas da Quinta da Boavista que, devido aos seus impressionantes terraços ondulados com quase 9 metros de altura, foi batizada de Oratório. Hoje, é a origem de um dos vinhos mais icónicos da quinta, feito em exclusivo com uvas desta parcela.

Vinhas VelhasVinha do Ujo

O Ujo é outra parcela da Quinta que dá o nome e origem a um dos principais vinhos da quinta, feito em exclusivo com uvas desta parcela.