Boa-Vista Tinto Cão

desperto, quase irrequietoBoa-Vista Tinto Cão

Terroir

Situadas no Cima-Corgo, as vinhas espalham-se por um deslumbrante cenário geométrico de socalcos construídos à mão no xisto típico da região. Alguns terraços chegam a atingir oito metros de altura e este facto, aliado às condições extremas e à inclinação dramática unem-se para proporcionar um terroir único. Toda a vinha reservada ao vinho do Porto tem benefício com letra A (a melhor classificação) e foi plantada com as tradicionais castas do Douro.

Castas

Todos os anos a equipa de enologia decide engarrafar um ou dois vinhos monovarietais, com castas que se destacaram do lote do Reserva, nesse ano. Em 2016, uma das castas escolhidas foi a Tinto Cão, uma casta que data às origens da região. Em 1971, Francisco Rebello da Fonseca descreveu-a perfeitamente: «amadura bem, e não seca, nem apodrece, não produz excessivamente». Bago com película grossa, cachos muito compactos, de pequeno rendimento e muito tardia é uma casta que se desenvolve melhor nas áreas menos expostas à luz solar.

O clima mais ameno permite que os aromas florais da casta se desenvolvam e se destauem. Responsável por vinhos tintos de menor intensidade de cor, apesar das suas películas escuras, apresenta bons níveis de acidez e taninos.

Ver maisVer menos

Vinificação

Na Quinta da Boavista, para garantir a preservação das características da casta e o controlo total do processo produtivo, recorremos à vindima manual e à escolha manual de cachos, seguidos de um desengace e suave esmagamento dos bagos. Como reservatórios de fermentação temos os tradicionais lagares de granito com pisa a pé, cubas de fermentação em inox e, para os pequenos lotes, contentores em pvc alimentar ou fermentação em barricas novas de madeira francesa de 500 litros.
Cada um destes tipos de fermentação confere ao vinho um estilo particular. Este é um dos únicos vinhos do nosso portfólio que estagia em barricas de 500 litros. Após um estágio que varia entre os 15 e os 20 meses, efetuamos o seu engarrafamento, vedando-o com cortiça natural.  Não sendo filtrado nem estabilizado pelo frio, pode dar origem a um precipitado com a idade.

Ver maisVer menos

Tudo isto leva a um vinho muito especial – com uma produção de apenas 600 garrafas – de cor vermelho cereja vivo de intensidade média. Apresenta um aroma limpo e preciso, austero, onde sobressai o seu lado mineral. Frutos vermelhos frescos, como cereja, notas fumadas e memórias de especiarias compõem o bouquet deste vinho. O aroma desenvolve-se no copo conferindo complexidade ao vinho, tornando-o atraente. Paladar elegante, fresco, vivo, desperto, quase irrequieto. Excelente aroma de boca, com taninos muito polidos que lhe conferem um longo final.

Ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas, de caça ou queijo.