denso e concentradoQuinta da Boavista Vinha do Oratório
Terroir
Localizada perto do Pinhão, na margem direita do Douro, a Quinta da Boavista é dona de uma vista espetacular sobre o rio. Trata-se de uma das propriedades mais icónicas da região demarcada conhecida, não só pela sua ligação histórica ao Barão de Forrester, mas também pelos seus 36 hectares de vinhas de alta qualidade.
O Quinta da Boavista Vinha do Oratório é um vinho cujas uvas provêm de uma só parcela, que recebeu o nome de Oratório devido aos seus impressionantes terraços ondulados com quase 8 metros de altura.
Castas
Ex-libris da Quinta da Boavista e do Douro, a Vinha do Oratório é formada por altos e curvados terraços em forma de oratório que chegam a atingir 8 metros de altura. A vinha, virada a Nascente tem uma altitude que varia entre os 80 e os 175 metros e possui uma mescla de mais de 25 castas durienses. Com uma idade média superior a 90 anos, estas vinhas permitem-nos produzir um vinho de marcante concentração e complexidade.
Vinificação
Na Quinta da Boavista, para garantir a preservação das características da casta e o controlo total do processo produtivo, recorremos à vindima manual e à escolha manual de cachos, seguidos de um desengace e suave esmagamento dos bagos.
Como reservatórios de fermentação usaram-se os tradicionais lagares de granito com pisa a pé, posteriormente o vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante, pelo menos, 18 meses. Todos os vinhos são vedados com cortiça natural. Não sendo filtrados nem estabilizados pelo frio, podem dar origem a um precipitado com a idade.
Profunda cor rubi. No nariz, dominam as notas a fruta do bosque, com salpicos de bergamota e suaves mentolados que lhe apontam uma frescura inebriante. A boca, em tudo é concordante: sedosos taninos deambulam pelas ricas presenças de fruta e os especiados retoques da barrica, que se regozijam numa impecável acidez. Um vinho de múltiplas complexidades, que se desdobra em sortidos heterónimos ao longo da prova.
Ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas, de caça ou queijo.