Quinta da Boavista Vinha do Ujo

aroma intensoQuinta da Boavista Vinha do Ujo

Terroir

Localizada perto do Pinhão, na margem direita do Douro, e dona de uma exclusiva vista sobre o rio, a Quinta da Boavista é uma das propriedades mais icónicas da região demarcada, conhecida não só pela sua ligação histórica ao Barão de Forrester, mas também pelos seus 40 hectares de vinhas de alta qualidade. Trata-se de um vinho cujas uvas provêm de uma parcela única, que recebeu o nome de Ujo.

Castas

A Vinha do Ujo foi plantada antes de 1930 em patamares horizontais pré-filoxéricos sendo a terra suportada por pequenos muros de xisto. As suas mais de 25 castas espalham-se em pequenos socalcos expostos a norte. A vinha tem uma altitude que varia entre os 180 e os 210 metros. As castas que se encontram na vinha do Ujo são as antigas castas tradicionais do Douro.

Vinificação

Para garantir a preservação das características das nossas uvas e o total controlo sobre o processo,
procedemos à vindima manual e escolha manual de cachos, seguida de um desengace e suave esmagamento dos bagos. A fermentação das uvas decorre em barricas novas de madeira francesa de 500 litros. Após um período de maceração, o vinho continua o seu estágio durante 18 meses em barricas de 225 litros também de carvalho francês. Findo este período, procedemos ao seu engarrafamento, vedando-o com cortiça natural. Como não é filtrado nem estabilizado pelo frio, pode dar origem a um precipitado com a idade.

Tudo isto culmina num vinho de referência de cor vermelho rubi, intensa. Apresenta-se com um aroma clássico, profundo. De caráter mineral, com notas de licor de cereja, remete para um mundo de aromas de raízes e bolbos. Na boca, apresenta uma excelente estrutura e textura, com final muito longo onde perduram as notas de chocolate preto, cássis, notas tostadas e cacau.

Ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas, de caça ou queijo.